A Quinta da Pacheca, em colaboração com o renomado arquiteto Siza Vieira, lançou recentemente uma nova malga que promote transformar a forma como se experiencia o vinho. A peça, lançada no dia 13 de julho, une tradição e modernidade, oferecendo uma abordagem inovadora e funcional ao tradicional utensílio de vinho.
A malga destaca-se pela sua forma ergonómica e funcionalidade. Com um diâmetro de 15 centímetros e uma altura de 7 centímetros, a peça é desenvolvida para realçar a experiência de degustação do vinho e garantir que este não escorregue das mãos. Siza Vieira, reconhecido pelo seu enfoque na inovação, incorporou espaços específicos para os dedos, um detalhe que evita que a malga caia e se perca um bom vinho. Esta apresenta ainda uma pequena quina projetada para impedir que o vinho escorra para fora durante a sua utilização. Além do design inovador, a malga foi produzida pela empresa Maria Portugal Terracota, situada em Porto de Mós, utilizando materiais 100% reciclados e um vidrado resistente.
Historicamente, a malga de vinho era utilizada para avaliar a qualidade dos vinhos tintos, com a cerâmica branca permitindo a observação dos rastos de cor deixados pelo vinho. Este ritual, que remonta à Idade Média, era conhecido como "pintar a malga", e oferecia uma indicação valiosa sobre a qualidade do vinho. Atualmente, a utilização da malga oferece uma nova experiência às gerações mais jovens, que redescobrem as tradições deste gesto simples, mas significativo.
A Quinta da Pacheca procurou reinventar a tradição secular da malga, como uma extensão do seu compromisso com a preservação e promoção do património português. Paulo Pereira, sócio da propriedade, afirmou que "a malga é uma forma de conectar as pessoas com as tradições ancestrais e com a rica história de Portugal".
Sugerimos apreciar uma degustação na malga com o Pacheca Sousão Reserva, um vinho de cor rubi intenso, com ótima intensidade aromática a frutos vermelhos e silvestres pretos. É um vinho equilibrado, com boa acidez e muita elegância.
Por enquanto, a malga poderá ser encontrada na loja física da Quinta da Pacheca.