No dia 10 de junho, nós erguemos as nossas bandeiras e celebramos o Dia de Portugal, uma data significativa e um marco para lembrar uma história rica e emocionante. Como verdadeiros embaixadores das identidades únicas dos nossos terroirs, o sentimento de nacionalismo inunda os nossos corações e une cada um de nós, transbordando numa sensação única de paixão pelas nossas raízes lusitanas.
É neste dia, 10 de junho, que comemoramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em homenagem à nossa cultura e presença no mundo. Esta data também está associada a morte do poeta Luís Vaz de Camões (10 de junho de 1580), reconhecido por ser um dos autores mais importantes da literatura portuguesa. Camões é considerado um símbolo da nossa cultura, e o seu talento poético eternizou a epopeia dos navegadores que expandiram os horizontes de Portugal.
A escolha desta data também se deve ao facto de que Camões, uma figura emblemática, cuja influência está intrinsecamente ligada aos Descobrimentos, foi utilizada como um símbolo para celebrar não apenas os territórios além-mar, mas também o sentimento de pertença a uma nação vasta, espalhada pelos quatro cantos do mundo. Além disso, neste dia também se comemora o dia do Anjo Custódio de Portugal, reconhecido como o Anjo da Paz ou Anjo da Guarda de Portugal, revelado em Fátima aos três pastorinhos entre abril e outubro de 1916.
Todos os anos, este feriado nacional é celebrado numa cidade diferente do país, onde o Presidente da República e membros do Estado participam desta celebração através de diversas atividades, exposições, desfiles cívicos e demonstrações militares, envolvendo a comunidade e mantendo viva esta tradição tão significativa para o nosso povo.
Em 2015, as celebrações deste dia ocorreram na Quinta da Pacheca, através de um almoço oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lamego, com a ilustre presença do Presidente da República e membros do Estado, sendo um evento memorável. A bandeira portuguesa, debruçada sobre as vinhas da Quinta, criou um cenário majestoso, expressando a paixão pelas nossas terras e por tudo o que ela é capaz de prover.
No presente ano, as celebrações se realizam na cidade de Peso da Régua, no distrito de Vila Real, e localizada em frente à Quinta da Pacheca, que mais uma vez, terá a oportunidade de festejar o feriado nacional e fortalecer ainda mais o seu vínculo com a comunidade local.
Para nós, portugueses, o dia 10 de junho possui um grande significado, sendo um dia para lembrarmos o quão importante é a nossa identidade nacional, bem como homenagear a nossa história e reconhecer o nosso valor enquanto um só povo. Um momento único de orgulho e reflexão sobre a herança deixada pelos nossos antepassados, da mesma forma que celebramos a diversidade cultural e a importância dos laços nos unem além-fronteiras. Além disso, é o dia em que olhamos para trás e enchemo-nos de orgulho, ao passo que sonhamos com um futuro rico e próspero para o nosso país.
Descubra aqui mais informações sobre as celebrações deste ano.