Conheça o autêntico Vinho do Porto e os seus estilos

Conheça o autêntico Vinho do Porto e os seus estilos

O Vinho do Porto é reconhecido por ser o vinho mais emblemático de Portugal, de renome internacional pela sua elegância e sofisticação. É considerado um vinho licoroso, oriundo das encostas do Douro, sendo produzido na Região Demarcada do Douro, a região mais antiga do mundo delimitada para a produção de vinhos. Os Vinhos do Porto representam uma rica herança histórica do nosso país, sendo um património coletivo e resultado de um trabalho árduo, conhecimentos passados de gerações em gerações e, principalmente, da arte e da paixão de bem fazer vinhos. A sua tradição secular e a sua diversidade de estilos fazem com este vinho seja um tesouro da vitivinicultura portuguesa.

O Vinho do Porto diferencia-se dos demais vinhos devido às suas características singulares, como a sua fermentação, que não é concluída na sua totalidade no início, sendo, então, interrompida por meio da adição de uma água ardente vínica neutra. Por este motivo, os Vinhos do Porto são naturalmente doces, uma vez que o seu açúcar não se transforma em álcool completamente, resultando, também, num vinho com teor alcoólico mais elevado do que os comuns, sendo este entre os 20º e os 22º.

Vinho do Porto Branco

A começar pelo Vinho do Porto Branco, caracterizado por ser um vinho de cor clara e límpida, que varia entre o amarelo pálido e o dourado, com indicação de idade e colheita, sendo estes relacionados com a forma que são produzidos. Com aromas delicados e únicos, este estilo produzido a partir de castas brancas autóctones do Douro, revela toques frescos no paladar, com acidez equilibrada e sabor persistente, recomendado para acompanhar de forma harmoniosa entradas leves, petiscos e pratos à base de frutos do mar. O Vinho do Porto Branco, quando jovem, apresenta-se como sendo a opção ideal para harmonizar com aperitivos, enquanto o mais envelhecido, destaca-se por ser ótimo como um digestivo após as refeições.

Vinho do Porto Ruby

Este estilo é famoso pela sua intensa cor vermelho-rubi, exibindo vivacidade, por passarem de 3 a 6 anos em barrica. Os seus aromas são intensos e frutados, revelando-se encorpado, com taninos suaves e acidez altamente equilibrada. O estilo Ruby é perfeito para ser apreciado após as refeições, acompanhando principalmente sobremesas à base de chocolates ou queijos intensos.

Vinho do Porto Tawny

Já o estilo Tawny apresenta uma cor âmbar, que evolui em complexidade e sabor com o seu envelhecimento em barricas de madeira. Os aromas do Vinho do Porto Tawny são notavelmente complexos, com notas de frutas secas, caramelo, nozes e especiarias como a baunilha e a canela. No paladar, revela-se macio e levemente aveludado, com uma doçura equilibrada e ótima acidez. Este estilo também se divide com a indicação da idade, podendo esta ser de 10, 20, 30, 40 ou até mesmo 50 anos, e Reserva. Neste caso, quando mais envelhecido este vinho for, mais as suas características estarão presentes.

Entre as três principais categorias citadas anteriormente (Branco, Ruby e Tawny) há ainda algumas denominações, como o estilo Reserva, Vintage e Late Bottle Vintage (LBV). Os Vinhos do Porto Vintage são considerados o expoente máximo da qualidade e são produzidos apenas em colheitas excecionais. Este vinho possui uma cor intensa e opaca, com aromas poderosos de frutas negras maduras como a amora, e combinados com notas florais e especiarias. Na boca, declara-se encorpado, com taninos robustos e uma acidez viva, proporcionando o equilíbrio perfeito. Este estilo de vinho tem um enorme potencial de envelhecimento e evolução gradualmente em garrafa, sendo, por isso, a categoria máxima entre os Vinhos do Porto. É uma escolha sublime para momentos especiais e pode ser armazenado por décadas, evoluindo e revelando a sua grandiosidade ao longo do tempo. Já os Vinhos do Porto Reserva, caracterizam-se por apresentar notas frutadas e uma boa estrutura, sendo o resultado de uma seleção única de Vinhos do Porto, resultando num vinho jovem e altamente versátil. E por fim, os Vinhos denominados como LBV são designados por serem produzidos com base numa só colheita e envelhecido entre 4 e 6 anos após a vindima e em barricas de carvalho. Além disso, antes de ser comercializado, repousa em garrafa por, no mínimo, 3 anos, resultando num vinho único, forte e inconfundível.

Vinho do Porto Rosé

Numa vertente mais inovadora, os Vinhos do Porto Rosé apresentam uma cor rosa delicada, bem como aromas frescos e frutados, com destaque para as frutas vermelhas como morangos e framboesas. Na boca, revela-se equilibrado, com uma acidez vibrante e um sabor frutado envolvente. Estes vinhos são produzidos a partir das castas tintas comuns para a fabricação dos Vinhos do Porto. Durante o seu processo de evolução, o vinho evolui em cubas de aço inoxidável, permitindo que o resultado apresente uma frescura incomparável. Este estilo é versátil e moderno, acompanhando harmoniosamente pratos de peixes frescos, saladas e sobremesas, sendo a opção ideal para desfrutar nos dias mais quentes.

Os Vinhos do Porto e as suas categorias representam uma verdadeira celebração da diversidade, tradição e excelência enológica. Da delicada frescura à intensidade complexa, cada estilo oferece uma experiência sensorial única. Os diferentes períodos de envelhecimento, tanto em garrafa quanto em barricas de madeira ou cubas de aço inoxidável, apresentam camadas de complexidade e riqueza. Desfrutar destes vinhos que são verdadeiros tesouros portugueses e apreciar toda a história que envolve cada gole é uma oportunidade de envolver se de forma elegante com uma das tradições mais honradas do nosso país, resultando numa jornada gustativa inesquecível.

Conheça os Vinhos do Porto da Quinta da Pacheca

Continuar a ler

Vindimas
Explore a combinação de vinhos com chocolate