Agosto em tons Rosé!

Agosto em tons Rosé!

O mês de agosto traz consigo a promessa de dias ensolarados e noites amenas, perfeitos para desfrutar momentos especiais na companhia de quem mais gostamos e claro, de bons vinhos. E quando se trata de escolher a bebida ideal para este verão, não há opção mais encantadora e refrescante do que um bom vinho rosé. Com uma coloração vibrante e aromas sedutores, os vinhos deste estilo conquistam cada vez mais os paladares, sendo uma ótima escolha para os dias mais quentes.

O seu processo de produção pode variar, sendo este uma arte que busca extrair o melhor das uvas selecionadas, para que se crie uma bebida leve e apaixonante. Existem, então, dois métodos principais utilizados na produção dos rosés, a sangria e a prensagem. A técnica da sangria, sendo este o método mais clássico, consiste no esmagamento das uvas tintas. Neste caso, é retirada uma parte do mosto das uvas tintas logo após o início da fermentação, deixando-o mais tempo em contacto com as cascas. O mosto retirado com uma coloração rosa intensa é fermentado separadamente para assim produzir o vinho rosé. Por outro lado, a técnica da prensagem ocorre quando as uvas, depois de desengaçadas, são prensadas suavemente e de forma rápida, permitindo a extração mais delicada dos pigmentos das películas. Para este processo, as uvas utilizadas costumam ter menos açúcar e mais acidez, resultando em vinhos frescos e vibrantes.

Além disso, uma das características distintivas do vinho rosé é a sua ampla gama de aromas e sabores. Consoante a seleção das uvas e do método de vinificação, é possível encontrar rosés com notas frutadas como o morango, cereja, framboesa e groselha, além de leves toques cítricos, florais e até mesmo de especiarias sutis. Na boca, costumam apresentar uma acidez refrescante e uma leveza única, sendo também um ótimo aliado gastronómico.

Por essa razão, os vinhos rosés são verdadeiros tesouros quando se trata de harmonizações. A sua acidez equilibrada e os seus aromas delicados tornam-nos perfeitos para acompanhar pratos típicos do verão, como saladas frescas, pratos à base de frutos do mar, peixes grelhados e queijos variados. A sua versatilidade é característica para diversas harmonizações, resultando em ótimas experiências gastronómicas.

As nossas opções para este mês centram-se em três rosés únicos, provenientes da paixão e do trabalho árduo para garantir vinhos únicos e repletos de tradição:

A começar pelo nosso Ortigão Colheita Rosé, um vinho oriundo da Bairrada e de cor rosa pálido que apresenta aromas elegantes e delicados. Na boca, destaca notas de frutos vermelhos e revela uma frescura incomparável, bem como boa acidez, dispondo de um final persistente e marcante. Este rosé apaixonante harmoniza-se distintamente com aperitivos, mariscos e peixes grelhados, levando a cada copo o terroir único da Bairrada.

 Ver +

O Pacheca Rosé Touriga Nacional é a tradução do terroir duriense. Produzido unicamente a parir da casta autóctone Touriga Nacional, este rosé caracteriza-se por ser um vinho macio, maduro e frutado. Além disso, apresenta leves camadas de morango acompanhado por uma acidez intrigante. A sua plenitude e o seu equilíbrio são característicos, sendo um vinho altamente versátil em termos gastronómicos, ótimo para complementar pratos frescos e leves.

 Ver +

O nosso Titular Rosé também não fica para trás. Nascido no Dão, este vinho é o resultado da junção das castas Touriga Nacional e Tinta Roriz, tendo a sua produção sujeita a técnica da prensagem. Este jovem vinho apresenta boa acidez e leves aromas de frutos vermelhos, sendo estruturado, fresco e marcante. A sua versatilidade também é característica, harmonizando-se com peixes, mariscos ou como aperitivo.

 Ver + 

Neste mês, quando as temperaturas aumentam e os dias estendem-se, o vinho rosé apresenta-se como sendo a escolha perfeita para acompanhar os momentos de descontração e celebração. Experimentar as inúmeras possibilidades de harmonizações e desfrutar das suas belas características é a garantia de um mês leve e refrescante. 

Cheers! 

Continuar a ler

Descubra uma das nossas tradições: Vinhos de Talha
A versatilidade da icónica Touriga Nacional na gastronomia