A região do Alentejo abrange um terço do território português e é conhecida por ser uma das maiores regiões vitivinícolas do país, com mais de 27.000 hectares de vinha, que originam paisagens deslumbrantes e vinhos excecionais.
Alentejo
A tradição vitivinícola do Alentejo remonta há séculos atrás, com influência grega, fenícia e romana, no entanto, é só a partir da década de 80 que os produtores da região se firmaram e iniciaram normalização da Denominação de Origem do Alentejo.
Solo e Clima
As características distintas da região começam pelo seu solo, composto, predominantemente, por calcário e em algumas áreas por xisto, contribuindo para uma textura distintiva e mineralidade aos vinhos.
O seu clima, com perfil mediterrâneo e continental, quente e seco no verão, com temperaturas que podem ultrapassar os 40º graus, ajuda as uvas a amadurecer rapidamente e desenvolver sabores ricos e concentrados.
Castas Brancas
A região é rica não só em belezas naturais, mas também na variedade das castas cultivadas. As principais castas brancas são a Roupeiro – considerada uma das castas brancas mais antigas do país, é caracterizada por atribuir aos vinhos frescura e aromas frutados – a Antão Vaz – apresentando cachos pequenos e vinhos com uma acidez firme – e a Arinto – sendo muito utilizada na produção de espumantes, esta casta, de cachos médios, origina vinhos refrescantes, com boa acidez e grande potencial de envelhecimento.
Castas Tintas
Do mesmo modo, principais castas tintas da região do Alentejo são a Trincadeira – também conhecida como Tinta Amarela, sendo uma casta delicada, com cachos médios e compactos, responsável por originar vinhos leves e com notas florais – a Aragonez – uma casta versátil e adaptável a diferentes terroirs, capaz de produzir vinhos com ótimas capacidades de envelhecimento – e a Castelão – desenvolvendo-se em climas quentes e secos e, quando bem cultivada, produz vinhos elegantes e frutados.
Uma identidade genuína
As características únicas da região do Alentejo fazem com que esta seja uma das regiões mais conhecidas do país, com uma identidade ímpar, repleta de tradição e cultura milenar, onde o vinho, o enoturismo e a gastronomia são os protagonistas para uma experiência memorável.