A melhor época do ano chegou!

A melhor época do ano chegou!

É com grande alegria que celebramos a chegada das vindimas deste ano! Nesta altura de festa e união, testemunhamos a harmonia entre a natureza e o trabalho árduo nas vinhas. Com um compromisso com a tradição vitivinícola de cada região em que estamos presentes, as nossas propriedades no Douro, Dão e Alentejo dão as boas-vindas às vindimas, marcando o início de um período de dedicação e cuidado pela nossa rica herança cultural.

Neste ambiente, convidamos todos a partilhar nestas vindimas um momento que enaltece a essência do vinho e a arte da vitivinicultura.

Na Quinta da Pacheca, as vinhas viram palco de alegria com a chegada das vindimas, marcando o início da celebração. Em setembro, os visitantes podem optar entre dois programas distintos, um mais diversificado, com um custo de 105 euros por pessoa que inclui: início às 10h00 com um tradicional mata-bicho (caldo de cebola, sardinhas assadas em pão de milho, harmonizado com vinhos da Pacheca); os visitantes terão a oportunidade de equiparem-se com chapéus de palha, lenço, tesoura de corte e balde. O trabalho nas vinhas tem duração de uma hora e meia e encerra pelas 12h30, momento em que está marcada a lagarada tradicional. A pisa das uvas dura uma hora e depois, segue-se uma visita guiada pela propriedade. Após a visita, é servido um almoço típico de vindima e os participantes terão a oportunidade de participar de uma prova de vinhos. A segunda opção tem um custo de 40 euros por pessoa e inclui: visita guiada pela vinha, lagares, adega velha e garrafeira, na companhia de uma prova de vinhos. Em seguida, iniciam-se os trabalhos nos lagares com a pisa das uvas, onde os participantes poderão equipar-se com calções e t-shirt e um vestiário para mudar a roupa.

Para participar, deve-se reservar antecipadamente através do endereço eletrónico: reservas@quintadapacheca.com ou 254 331 229.

No Dão, não há momento mais mágico e inspirador do que a chegada das vindimas! Na Caminhos Cruzados, já é tempo de celebrar a natureza no seu esplendor, de se conectar com a terra e de criar memórias que durarão para sempre.

Este ano, a vinícola preparou programas diferenciados e com diversas atividades. Durante o mês de setembro, podendo estender-se até outubro, há três opções que os visitantes poderão escolher. A primeira é a colheita da uva, seguida de uma visita guiada e prova de vinhos, tendo início às 11h00 com a entrega de uma t-shirt, chapéu, tesoura e balde para iniciar os trabalhos nas vinhas. Às 12h00 procede-se a visita para conhecer o processo de produção e vinificação dos vinhos e depois uma prova de 3 vinhos para encerrar, com um custo de 35 euros por pessoa.

O segundo programa tem custo de 50 euros por pessoa, começando com um pequeno almoço Beirão, às 10h30, com vinho, sumos, café, chás, queijos, enchidos, frutas e bolas regionais. Às 11h00 procede-se então à colheita, visita e prova para encerrar.

A última opção é mais diversificada, onde a experiência inicia-se às 10h30 com o pequeno-almoço beirão, a colheita das uvas, visita à adega, finalizando com um almoço com harmonização de vinhos, composto por 2 entradas, prato principal e sobremesa, tendo um custo total de 80 euros por pessoa.

Para reservas, é necessária marcação prévia dos serviços por escrito, bem como a confirmação do número final de participantes. Para mais informações acerca das condições, deve-se contactar através do endereço eletrónico enoturismo@caminhoscruzados.net

Na serena e bucólica paisagem da Herdade da Rocha, os rituais ancestrais das vindimas ganham vida todos os anos num cenário de tranquilidade e paz. Neste ano, o programa das vindimas abrange uma visita guiada às vinhas e a adega, a pisa das uvas, um lanche mata-bicho, o corte das uvas e um almoço regional, harmonizado com vinhos da propriedade, num custo de 80 euros por pessoa.

A Herdade da Rocha convida todos a uma viagem inesquecível no mundo dos vinhos. Os participantes podem experienciar a união entre a natureza e o homem através das vindimas, onde a simplicidade e a autenticidade fazem-se presentes. Além disso, a tradição ganha vida com a prática da pisa da uva, que marca um cenário verdadeiramente tradicional, onde cada passo resultará em vinhos de qualidade e que se diferenciam dos vinhos alentejanos comuns. Esta oportunidade é ideal para os que procuram uma experiência imersiva que celebra a natureza e a arte de fazer bons vinhos.

Para reservas e informações sobre o programa das vindimas deste ano, deve-se entrar em contacto através do endereço eletrónico geral@herdadedarocha.com ou pelo número 914 700 674.

Ainda no Alentejo, na Vidigueira, a Ribafreixo Wines decidiu enriquecer ainda mais a tradição secular das vindimas ao abrir as suas portas para visitantes que desejam imergir no mundo dos vinhos e participar desta experiência única. De agosto a setembro, entre terça a sexta-feira, o público pode participar da colheita das uvas e mergulhar no mundo da viticultura ao lado de profissionais experientes. O programa custa 75 euros por pessoa e inclui o corte da uva, prova clássica de três vinhos e um almoço tradicional, com gaspacho ou arroz de tomate com petingas, acompanhado por vinhos tintos e brancos da Ribafreixo, além de proporcionar uma perspetiva envolvente sobre o trabalho por trás de cada garrafa de vinho. A propriedade dispõe aos visitantes tesoura, balde, um chapéu e uma t-shirt que celebram e eternizam a sua passagem pelo produtor da Vidigueira.

Para marcações, informações sobre o programa e horários: tours@ribafreixo.com

Continuar a ler

Vinhos Verdes e Algarve estão na mira do grupo dono da Quinta da Pacheca e que prepara vários outros investimentos.
Conheça a nova marca de vinhos Ribafreixo