Uma viagem gastronómica pelo Terras & Terroir

Uma viagem gastronómica pelo Terras & Terroir

Hoje, 16 de outubro, celebramos o Dia Internacional da Alimentação! Uma data que nos convida a refletir sobre a importância da alimentação e a valorizar os sabores e tradições culinárias que moldam a nossa identidade. Em Portugal, e especialmente no Terras & Terroir, este dia é mais do que especial, pois representa a oportunidade de enaltecer a riqueza da nossa gastronomia e a bela herança cultural que carregamos através das gerações.

Portugal é abençoado com uma variedade incrível de ingredientes, técnicas culinárias e pratos típicos que são verdadeiros tesouros gastronómicos. Desde o bacalhau com natas até à sardinha assada, passando pelo leitão da Bairrada e pelas deliciosas açordas alentejanas, temos uma riqueza de opções que encantam os paladares ao redor do mundo.

A Gastronomia de Trás-os-Montes

Nesta bela região montanhosa no nordeste de Portugal, a gastronomia é rica e muito diversificada, refletindo a sua identidade única e as condições climáticas e geográficas da região.

A região de Trás-os-Montes é marcada por uma gastronomia local, conhecida por produzir uma variedade de produtos de alta qualidade como o azeite, vinho, enchidos, queijos, mel e castanhas. A região possui uma tradição agrícola e pastoril forte, o que contribui para a sua culinária.

Devido à abundância de áreas dedicadas à caça na região, os pratos de caça são uma característica marcante da cozinha transmontana, que oferece pratos de javali, perdiz e coelho altamente bem confeccionados.

No Restaurante da Quinta Dona Adelaide, o Olive Nature Restaurant, oferecemos uma diversidade de pratos deliciosos que transmitem a combinação perfeita entre inovação e tradição, com diversos ingredientes frescos da região. Aqui, o Chef Adão Costa reinventa-se e confecciona diversas iguarias transmontanas que deixam qualquer um a pedir por mais!

A Gastronomia do Douro  

Uma das regiões vitivinícolas mais renomadas de Portugal e do mundo, o Douro apresenta-se como uma ótima opção para os amantes da gastronomia duriense e portuguesa. Esta região é famosa pela produção de vinhos, azeites e amêndoas de alta qualidade, que desempenham um papel central na sua gastronomia. Além disso, os Vinhos do Douro e do Porto são combinados com diversos pratos locais.

Devido à proximidade do Rio Douro e de seus afluentes, a gastronomia do Douro apresenta uma abundância de pratos de peixe, como a truta do rio preparada de diversas formas. Além dos peixes, as carnes também possuem um lugar especial nos menus durienses. Pratos como arroz de pato e o cabrito assado são confeccionados com mestria e harmonizados com os vinhos regionais.

No The Wine House Restaurant da Quinta da Pacheca, o Chef Carlos Pires oferece uma ementa variada e altamente tentadora, respeitando o conceito da cozinha tradicional portuguesa. No restaurante, a utilização de produtos típicos do Douro é o que traz inspirações quase divinas, para entregar o melhor dos sabores. Cada refeição é acompanhada pelos excecionais vinhos da Quinta da Pacheca, realçando a diversidade de aromas.

A Gastronomia do Dão

Situada no centro de Portugal, a região vitivinícola do Dão traduz-se na celebração de sabores autênticos que harmonizam com os seus vinhos excecionais. A gastronomia do Dão é baseada em ingredientes locais frescos e sazonais. O bacalhau é um alimento essencial na cozinha portuguesa, e no Dão não é diferente. Pratos como Bacalhau com Broa são muito comuns na região. Além disso, os queijos da Serra da Estrela também estão presentes, devido a sua proximidade da Serra, sendo estes queijos de ovelha macios e cremosos, muitas vezes servido com pão.

 No programa de enogastronomia da Caminhos Cruzados, em Nelas, a tradição é a principal inspiração para o Chef Miguel Vidal. O conforto e o ambiente acolhedor unem-se com o desejo de realizar experiências únicas através de pratos que celebram a gastronomia do Dão. Entre diversas especialidades da casa, o Chef é reconhecido por utilizar ingredientes endógenos e trazer autenticidade e muita tradição à mesa.

A Gastronomia da Bairrada

leitão_bairrada

Próxima ao litoral de Portugal, a gastronomia da Bairrada é a tradução da rica história e herança culinária da região. A Bairrada é especialmente conhecida pelas suas iguarias à base de carne de porco e claro, pelos renomados espumantes, que acompanham muito bem os pratos locais.

Uma das especialidades mais emblemáticas da região é o Leitão à Bairrada, um prato que consiste em leitões de tenra idade assados no forno a lenha, o que confere à carne uma pele estaladiça e um sabor único. Este prato é muitas vezes acompanhado por batatas fritas e legumes frescos, resultando numa combinação memorável de sabores.

Outros produtos regionais incluem o Pão da Mealhada, o Arroz de Lampreia e os deliciosos doces conventuais, capazes de levar qualquer um a uma viagem de sabores.

A gastronomia da Bairrada é uma celebração de ingredientes com muita história, combinados com técnicas tradicionais, uma verdadeira festa para os sentidos e um testemunho da riqueza da cultura culinária portuguesa.

A Gastronomia do Alentejo

No sul de Portugal, a gastronomia do Alentejo é uma parte essencial da cultura portuguesa, destacando-se pela sua riqueza, simplicidade e sabores muito autênticos. Esta região é conhecida pela produção de azeite, vinho, cortiça, ervas aromáticas e carne de porco, além de diversos outros produtos locais.

O pão é o protagonista nesta cozinha, estando presente em praticamente todas as refeições alentejanas. O pão de trigo é denso e muitas vezes utilizado para fazer sopas, como a famosa Açorda Alentejana, uma sopa à base de pão, alho, coentros e azeite, geralmente servida com ovos e bacalhau. Além das açordas, a carne de porco também possui o seu destaque. A Carne de Porco à Alentejana, um prato com carne de porco frita, amêijoas, batatas e especiarias deliciosas, é um dos pratos mais famosos de Portugal, estando presente em diversos restaurantes ao longo do país.

Na Vila do Crato, o Restaurante da Herdade da Rocha destaca-se por ser deliciosamente alentejano. O ambiente é um convite para uma viagem pelos sabores e aromas típicos da região, onde os ingredientes são cuidadosamente preparados pelas mãos talentosas da Chef Adelina Coimbra. Além disso, o Restaurante possui uma horta biológica própria, muito bem cuidada para originar refeições repletas de sabor e tradição.

Mais ao sul na Vidigueira, no Restaurante da Adega Ribafreixo Wines, a Chef Natércia Fialho dedica-se a explorar a autêntica cozinha alentejana através de refeições tradicionais e muito aconchegantes. Aqui, a prioridade é utilizar produtos frescos e de alta qualidade, que transmitam os ricos sabores da região, desdobrando-se no conceito “da terra à mesa”.

Portugal dispõe, sem dúvida, de uma gastronomia muita rica e com bases tradicionais. De norte a sul, passando pelo Dão e Bairrada, os restaurantes Terras & Terroir orgulham-se em poder levar a comida tradicional de diversas regiões para todo o mundo. Neste dia de celebração, convidamos todos a apreciar os sabores autênticos de Portugal e a reconhecer o esforço de todos que fazem parte da história para preservar e partilhar as nossas tradições gastronómicas!

Continuar a ler

À descoberta da Casta Baga
5 técnicas que transformaram o mundo dos vinhos