Sugestões de Vinhos para o Natal

Sugestões de Vinhos para o Natal

Nesta altura do ano, em que o espírito natalício contagia cada um, é inevitável pensar em celebrações à volta da mesa, onde cada sabor se torna uma memória preciosa. O Natal, para além de ser uma época de união e partilha, é também um convite para apreciar momentos especiais com a escolha cuidadosa de vinhos que elevam a experiência gastronómica. A harmonização perfeita entre refeições festivas e a nobreza dos vinhos é uma arte que transforma cada momento à mesa num deleite para os sentidos!

Neste artigo, iremos explorar alguns vinhos Terras & Terroir especialmente selecionados para fazer parte da sua mesa de Natal e acompanhar momentos únicos em família. Desde tintos encorpados que abraçam os sabores robustos de assados tradicionais a vinhos espumantes perfeitos para brindes.

A começar pelo Titular Clandestino Tinto, um vinho feito a partir de castas estrangeiras, plantadas no Dão, mais precisamente nas vinhas que circundam a Adega da Teixuga, apresenta uma cor vermelha rubi intensa, com aromas de frutos vermelhos e pretos, bem como muita exuberância, sendo contido e austero. Este vinho é uma ótima opção para compor a mesa de Natal e acompanha perfeitamente bacalhau no forno, pratos de massa, carnes brancas e queijos leves! Além de deixar qualquer mesa com muita personalidade, é também uma excelente prenda para oferecer a alguém especial!

Titular Clandestino Tinto

De passagem pelo Vale do Douro, o Pacheca Grande Reserva Touriga Nacional é outra opção que não podemos deixar de sugerir! 100% Touriga Nacional, este vinho é obtido de uvas oriundas de uma parcela de vinhas com 32 anos de idade situada a 140 metros de altitude, em pleno Douro Vinhateiro! De cor rubi, este vinho é muito elegante e apresenta boa intensidade aromática, com notas de bergamota e violeta com madeira bem integrada. Na boca exibe boa estrutura, taninos polidos, ótima frescura e final longo e persistente. Este vinho monocasta é a autêntica tradução da região e irá surpreender qualquer um pela sua elegância!

Touriga Nacional - Pacheca

Para os amantes dos vinhos alentejanos, o Ribafreixo Reserva Tinto, feito a partir de 40% Touriga Nacional, 40 % Alicante Bouschet, 10% Tinta Miúda e 10% Aragonez, vai deixar a sua mesa sofisticada e aconchegante! Na companhia de aromas com notas de frutos negros, percepções florais, menta, tosta e café verde este vinho apresenta-se como sendo muito equilibrado, com um conjunto de taninos sólidos e robustos que lhe garantem prazer e longevidade. Para a Ceia de Natal, este vinho harmoniza perfeitamente com carne de novilho maturada e pratos requintados de caça!

Ribafreixo Reserva Tinto

Para brindes charmosos, sugerimos a Bairrada no seu copo! O Ortigão Espumante Baga é produzido 100% com a casta Baga, considerada rainha na Bairrada. Este espumante apresenta uma cor característica num tom rosa salmão, além de exibir aromas delicados de frutos vermelhos, sendo predominante o aroma a cereja e cássis. Na boca, apresenta-se frutado e fresco, com final equilibrado e com excelente volume de boca! Para acompanhar as celebrações, sugerimos harmonizá-lo com saladas e carnes brancas.

Ortigão Espumante Baga

Novamente no Alentejo, o Herdade da Rocha Reserva Tinto é proveniente da Vila do Crato e produzido a partir das castas Alicante Bouschet e Syrah. De cor ruby límpida, este vinho exibe aromas complexos de frutas vermelhas bem madura com um toque especial a especiarias. Na boca, apresenta-se como expressivo e vigoroso, com fruta vermelha marcante e muito fresco. Além de ser perfeito para esta época do ano, este vinho surpreende pelos seus aromas e versatilidade nas harmonizações!

Herdade da Rocha Reserva Tinto 

À medida que o tempo passa, guardamos as memórias desta época festiva, os vinhos permanecem como testemunhas de momentos preciosos partilhados à mesa. A arte de escolher o vinho ideal não se resume apenas a uma harmonização de sabores, mas sim a uma viagem sensorial que enriquece os encontros familiares e as celebrações.

Que estas sugestões de vinhos sirvam não só como complemento as refeições típicas desta época, mas como protagonistas de brindes que marcam os corações e as memórias!

Cheers!

Continuar a ler

Conhece a tradição do Magusto?
Bairrada: Vinhos, Terroir e Tradição