As castas do Dão: Alfrocheiro

As castas do Dão: Alfrocheiro

Portugal é um país que encanta os apreciadores de vinho com a diversidade de castas que oferece. Entre essas joias da vitivinicultura portuguesa, a casta Alfrocheiro destaca-se pela sua elegância e estrutura.

Esta casta é recente, tendo origem nos inícios do século XX na região vitivinícola do Dão após a Filoxera. Esta região, situada no centro de Portugal, é reconhecida por ser o berço natural para o crescimento das vinhas devido ao seu terroir altamente rico, situado numa área montanhosa bem acima do nível do mar, que confere às uvas um ótimo desenvolvimento.

A casta Alfrocheiro fez do Dão o seu lar natural. No entanto, passou a expandir-se para o sul do país, para regiões como o Alentejo, Tejo e Palmela. Uma das características mais marcantes desta uva é o seu nome "Alfrocheiro", sendo este uma homenagem à sua cor escura e intensa.

Esta uva é reconhecida pelos seus cachos pequenos e compactos, que são colhidos em tamanho moderado. Esta casta necessita, geralmente, de cuidados redobrados no que diz respeito ao seu cultivo, uma vez que sofre facilmente com o oídio e a podridão cinzenta. Além disso, as vinhas desta casta adaptam-se muito bem a uma variedade de solos, o que a torna versátil em termos de cultivo.

As uvas Alfrocheiro são relativamente pequenas, mas compensam em concentração e sabor. Os vinhos produzidos com esta casta tendem a envelhecer muito bem. Após um período de maturação, esta uva amadurece, suaviza os seus taninos e desenvolve muita complexidade, fazendo com que estes atinjam o seu auge após alguns anos de garrafa, proporcionando uma experiência única para os seus apreciadores.

Além disso, na região do Dão, onde a tradição vitivinícola é profundamente enraizada, a Alfrocheiro é muitas vezes a estrela principal, com o seu toque distintivo de elegância e estrutura aos vinhos tintos renomados. Em cortes, ela harmoniza com outras castas como a Touriga Nacional e a Tinta Roriz, resultando em vinhos equilibrados, harmoniosos e que captam a essência do Dão.

Os vinhos produzidos a partir da casta Alfrocheiro são marcados por aromas e sabores intensos. No nariz, é possível encontrar notas de frutas vermelhas, como morangos e frutos silvestres, além de leves toques subtis de especiarias, que acrescentam complexidade à experiência sensorial. Na boca, a Alfrocheiro revela a sua estrutura firme, um notável equilíbrio entre o álcool, os seus taninos bem integrados e a acidez, além de apresentar boa doçura. Carnes de cabrito ou cordeiro assadas são ótimas opções para harmonizar com os vinhos desta casta.

A Alfrocheiro é um verdadeiro tesouro português, não deixe de experimentar vinhos feitos a partir desta casta e partilhar com quem mais gosta.

Conheça o Titular Colheita tinto, um vinho do Dão elaborado a partir de uma combinação de castas da região, dominadas pela Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro.

Conheça o mais novo Ribafreixo Seleção Tinto, um vinho alentejano apaixonante feito a partir de 60% da casta Aragonez, 20% Alfrocheiro e 20% Alicante Bouchet.

Cheers!

Continuar a ler

5 técnicas que transformaram o mundo dos vinhos
Da Cortiça à Rolha: a Tradição Portuguesa no Mundo dos Vinhos