O Natal é uma época que exala magia e celebração. É tempo de reunir a família em torno da mesa, partilhar gargalhadas, memórias e claro, bons momentos com uma garrafa de vinho! Neste artigo, vamos explorar cinco vinhos que não podem faltar na sua casa durante esta época festiva, elevando os sabores e a partilha nesta época tão especial!
Pacheca Porto 20 anos, um clássico irresistível
A Quinta da Pacheca é reconhecida pelos seus tradicionais vinhos que nos transportam para a verdadeira essência do Douro. Através de castas tradicionais da região, provenientes de Vinhas Velhas, surge o Pacheca Porto 20 anos, um Tawny resultante de um lote de vários Vinhos do Porto que envelheceram em cascos ao longo de muitos anos, no fresco armazém da Quinta da Pacheca. Durante o seu envelhecimento, o vinho perde cor e vai-se tornando acastanhado e os seus aromas adquirem notas de envelhecimento oxidativo. Este Porto apresenta uma coloração ambar-aloirada brilhante, com aromas que exalam elegância e notas evidentes de figos secos, nozes e caramelo. Na boca é extremamente suave, com uma acidez que lhe confere muita frescura. Esta opção é ótima para ser bebida ligeiramente fresca, no fim da refeição, acompanhando sobremesas de praliné de caramelo, frutos secos ou doces de ovos, perfeito para este Natal!
Espumante Ortigão Baga, brinde com a Bairrada no seu copo
A Quinta do Ortigão, localizada no coração da região vitivinícola da Bairrada, pioneira na produção de espumantes de qualidade desde 1948, traduz o árduo trabalho de 4 gerações apaixonadas pelo mundo dos vinhos. Um dos espumantes mais autênticos é o Ortigão Baga, produzido a partir de vinhas localizadas em Anadia, entre as serras do Caramulo e do Buçaco, apenas a 50 metros acima do nível do mar. Este espumante, perfeito para brindar aos momentos especiais, possui uma coloração rosa salmão e aromas de frutos vermelhos, sendo predominante o aroma a cereja e cássis. Na boca, exibe notas frutadas e muita frescura, com final equilibrado e com excelente volume de boca. Além de ser ideal para celebrar brindes, sugerimos harmonizá-lo com carnes brancas e saladas, para desfrutar de uma verdadeira explosão de sabores!
Herdade da Rocha Dueto, o melhor de dois Terroirs
O Herdade da Rocha Dueto Tinto nasce da paixão pelas duas mais emblemáticas regiões vitivinícolas de Portugal, Alentejo e Douro. Produzido pela Herdade da Rocha, produtora reconhecida por produzir vinhos distintos e de categorias superiores a partir da Vila do Crato, o Dueto é feito de Syrah, plantada na Herdade alentejana e de vinhas velhas durienses, salpicadas pelas castas típicas da região, tendo coloração límpida em tons ruby. Os seus aromas florais, de fruta bem madura e de notas de especiarias perfeitamente harmonizados tornam-no irresistível! Na boca, este vinho surpreende pela complexidade e frescura, além de ser um forte aliado a pratos de carne, peixe gordo ou até mesmo sozinho, sendo muito agradável.
Gáudio Reserva Tinto, o Alentejo engarrafado
Desde 2007, a produtora de vinhos alentejanos, Ribafreixo Wines, localizada na Vidigueira, busca focar-se na produção de vinhos tintos e brancos de excelência, trazendo ao mercado vinhos de alma alentejana. O Gáudio Reserva Tinto, um vinho elaborado a partir de 60% da casta Alicante Bouschet, 30% da icónica Touriga Nacional e 10% da uva Tinta Miúda é oriundo do clima mediterrâneo da região, que sofre grande influência Atlântica. Este vinho apresenta aromas com notas de frutos negros, algum floral, menta, tosta e café verde, sendo que na boca mostra equilíbrio e um conjunto de taninos sólidos e robustos que lhe asseguram muito prazer e longevidade. Aconselhamos harmonizá-lo com carne de novilho maturada, ou com um estufado de carne de caça como veado ou faisão, e ainda com um bom queijo maturado!
Caminhos Cruzados Reserva Tinto, um vinho de um novo Dão
Oriundo da região vitivinícola do Dão, o Caminhos Cruzados Reserva Tinto é produzido pela produtora Caminhos Cruzados, que possui uma ambição permanente de fazer vinhos modernos, complexos e autênticos, além de reinventar o Dão a cada garrafa. Este vinho é elaborado a partir de 50% da casta Touriga Nacional e 50% de Alfrocheiro Preto, sendo proveniente de vinhas situadas na sub-região de Terras de Senhorim, entre os rios Dão e Mondego. A sua cor traduz-se num vermelho granada, de forte personalidade, e os seus aromas apresentam-se frescos, com notas de frutos pretos e vermelhos compotados e especiados. Na boca, exibe muita complexidade e elegância, com taninos firmes e delicados. Para acompanhar uma refeição, este vinho harmoniza com carne de cabrito, arroz de pato, carnes de caça e até mesmo rojões, sendo uma ótima opção para compor a mesa de Natal!
Os vinhos aqui sugeridos são apenas uma seleção de muitos tesouros enológicos que a Terras & Terroir tem para oferecer, e que certamente irão acrescentar um toque especial às suas celebrações. Brinde aos momentos mágicos deste Natal connosco, com vinhos que elevam os sentidos e tornam cada instante ainda mais memorável!
Cheers!