As Castas do Dão: Jaen

As Castas do Dão: Jaen

O Dão é uma das regiões vitivinícolas mais apreciadas de Portugal, não só devido ao seu terroir único, mas também pela forte cultura e tradição ligada ao mundo do vinho. Demarcada no início do século XX, o Dão tornou-se uma das primeiras regiões demarcadas de vinhos não licorosos da Península Ibérica. Esta região produz diversas variedades de castas que enriquecem o paladar dos amantes dos vinhos. Entre elas, a uva tinta Jaen merece uma atenção especial.

Origem

Esta casta possui uma personalidade única que se traduz em vinhos de elevada qualidade. Em Espanha, a Jaen é conhecida como Mencía, uma casta de origem misteriosa, que provavelmente terá sido trazida para a zona dos montes Hermínios, atual Serra da Estrela, pelos peregrinos e monges da ordem de Cister, que faziam o caminho de Santiago de Compostela pelo interior. Por esta razão, atualmente a Jaen é maioritariamente encontrada na região vitivinícola do Dão, onde encontrou o seu lar em terras lusitanas e onde melhor se expressa.

Características

A Jaen possui maturação bastante precoce, sendo muito produtiva, com pouca acidez e baixa graduação alcóolica, além de apresentar pouca extração de cor. Sendo muito sensível à podridão e ao míldio, esta casta é caracterizada por originar vinhos suaves e sedosos, com alto perfil aromático de frutas vermelhas, com notas de mirtilos, amoras e cerejas. Os seus cachos são médios e delicadamente compactos, com bagos de coloração negro-azul pequenos e uniformemente arredondados. Já a sua película é ligeiramente espessa e de polpa mole, o que contribui para oferecer vinhos com aromas intensos e taninos suaves, mas de alta qualidade.

casta_jaen 

Ainda que esta casta se desenvolva com maestria no Dão, a sua versatilidade aos variados tipos de solo é interessante, tendo preferência por solos que não sejam húmidos, como os graníticos e xistosos desta região. Por esta razão, a Jaen desenvolve-se em climas mais secos e temperados.

Devido à sua suavidade, os vinhos produzidos a partir desta casta harmonizam-se perfeitamente com pratos à base de carne de porco e frango, assim como pode ser o companheiro ideal para culinárias internacionais em que se sobressaia notas picantes, como a cozinha mexicana ou asiática.

A Jaen, intrinsecamente ligada à região do Dão, revela-se como uma das protagonistas na produção de vinhos distintos e de qualidade superior da região. O seu alto potencial aromático e elegância, aliados à sua versatilidade à mesa, enriquecem o panorama vitivinícola do Dão, proporcionando aos amantes do vinho uma experiência sensorial autêntica e sofisticada!

Cheers!

Continuar a ler

Quem foi o Marquês de Pombal e qual a sua influência no Vinho do Porto?
5 programas românticos imperdíveis para o Valentine´s Day